17 de dez. de 2012

Canção de Natal


16 de dez. de 2012

Centros de Natal

Trouxemos velas, pinhas, verdura, casca de árvore, nozes, bolotas e com cola fizemos estes belos arranjos de Natal.

A nossa árvore de Natal!

Eis a nossa árvore de Natal...

12 de dez. de 2012

Festa de Natal




Parabéns, Manuel!

Mensagens Para Orkut
No dia 11 de dezembro, o Manuel fez 8 aninhos. Cantámos os parabéns e desejámos-lhe muitas felicidades. Os Aprendizes Curiosos desejam sucessos académicos. Beijinhos.

Árvore genealógica

Estudámos a família e os respectivos membros.
Aprendemos que uma árvore genealógica é uma representação gráfica para mostrar as relações de parentesco entre indivíduos de uma mesma família. É a história de certa parte dos ancestrais de uma pessoa ou família.
Cada um de nós fez a respectiva árvore genealógica.
Ordem ascendente:
filhos (netos) - pais - avós - bisavós - trisavós - tetravós...
Imagem adaptada de http://www.smartkids.com.br/
 
Algumas relações de parentesco:

20 de nov. de 2012

Convenção dos direitos das crianças

Para saber mais, clique na imagem.
 
Em 20 de Novembro de 1989, as Nações Unidas adoptaram por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), documento que enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais – os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais – de todas as crianças, bem como as respectivas disposições para que sejam aplicados.



Este tratado internacional é um importante instrumento legal devido ao seu carácter universal e tembém pelo facto de ter sido ratificado pela quase totalidade dos Estados do mundo (192). Apenas dois países, os Estados Unidos da América e a Somália, ainda não ratificaram a Convenção sobre os Direitos da Criança.
Portugal ratificou a Convenção em 21 de Setembro de 1990.

A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais que estão relacionados com todos os outros direitos das crianças:
• a não discriminação, que significa que todas as crianças têm o direito de desenvolver todo o seu potencial – todas as crianças, em todas as circunstâncias, em qualquer momento, em qualquer parte do mundo.
• o interesse superior da criança
deve ser uma consideração prioritária em todas as acções e decisões que lhe digam respeito.
• a sobrevivência e desenvolvimento
sublinha a importância vital da garantia de acesso a serviços básicos e à igualdade de oportunidades para que as crianças possam desenvolver-se plenamente.

• a opinião da criança que significa que a voz das crianças deve ser ouvida e tida em conta em todos os assuntos que se relacionem com os seus direitos.

A Convenção contém 54 artigos, que podem ser divididos em quatro categorias de direitos:

• os direitos à sobrevivência (ex. o direito a cuidados adequados)
• os direitos relativos ao desenvolvimento
(ex. o direito à educação)
• os direitos relativos à protecção
(ex. o direito de ser protegida contra a exploração)
• os direitos de participação
(ex. o direito de exprimir a sua própria opinião)


7 de nov. de 2012

A história da Maria Castanha


2 de nov. de 2012

O galo da Velha Luciana


Há muito, muito tempo havia uma velha chamada Luciana que tinha um galo diferente de todos os outros. Ela vivia no lugar da Ordem.
Todos os anos colocava 18 ovos numa caixa de madeira que eram chocados por uma galinha. Quando os pintainhos se transformavam em frangos eram levados à feira onde eram vendidos.
Um ano, apenas um pintainho nasceu. Era careca e mudo. Por ser diferente, foi abandonado tanto pela velha Luciana como pelos outros animais. O pinto cresceu sozinho e enfezado.
Depois de um dia de trabalho, a velha Luciana sentou-se à lareira e adormeceu. Uma brasa saltou e pegou fogo à saia. O pinto, ao ver o perigo, começou a picar as pernas da dona para a acordar. Ela acordou e apagou o fogo da sua saia.
Desde esse dia, os dois ficaram grandes amigos. Luciana passou a dar-lhe muita comida: arroz, massa, hortaliça, batatas e até bocadinhos de carne.
Um dia, quando andava a esgravatar no quintal, o galo encontrou algo brilhante e tentou engoli-lo. A moeda ficou presa na garganta De tanto se esforçar para engolir, desmaiou. A velha encontrou-o, tirou-lhe a moeda da garganta e levou-o para junto do fogão.
De manhã, a velha Luciana reparou que o galo estava diferente e vivo. Tinha a crista roxa, bico azul e penas douradas. E até cantava: Totatitetuuuu!
A velha mostrou o galo aos vizinhos e este tornou-se o galo mais famoso na redondeza. Nunca mais se separaram e viveram felizes para sempre.

Moral da história: A amizade vale mais que o dinheiro.
Resumo coletivo - 3º B
 

24 de out. de 2012

Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de Outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação.
Esta comemoração, que teve início em 1981, é na atualidade celebrada em mais de 150 países como uma importante data para alertar a opinião pública sobre as questões da nutrição e alimentação.

Neste dia, falámos da importância de uma alimentação saudável. Analisámos a Roda dos Alimentos e aprendemos muitas coisas.
 
A Roda dos Alimentos
A Roda dos Alimentos é uma imagem ou representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que devem fazer parte da alimentação diária. Transmite as orientações que devemos seguir para termos uma Alimentação Saudável, isto é:
  • completa - comer alimentos de cada grupo e beber água diariamente;
  • variada - comer alimentos variados dentro de cada grupo, variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano;
  • equilibrada - respeitar as porções diárias recomendadas e as quantidades de equivalentes indicados.
 
A Roda dos alimentos é composta por sete grupos de alimentos, divididos de acordo com a sua proporcionalidade, sendo que no centro se encontra a água uma vez que todos os alimentos são constituídos por este elemento e mais de 60% do nosso organismo é água.
estar presente na alimentação diária:
  • Cereais e derivados, tubérculos - 28%
  • Hortícolas - 23%
  • Fruta - 20%
  • Laticínios - 18%
  • Carne, peixe e ovos - 5%
  • Leguminosas - 4%
  • Gorduras e óleos - 2%

O número de porções a serem ingeridas, diariamente, deverá ser de acordo com as necessidades individuais de cada indivíduo, pelo que estas dependem de vários fatores como o sexo, a idade, estado fisiológico, actividade física, entre outros.

A água, não possuindo um grupo próprio, está também representada em todos eles, pois faz parte da composição de quase todos os alimentos. Sendo a água imprescendível à vida, é fundamental que se beba em abundância diariamente. As necessidades de água podem variar entre 1,5 e 3 litros, por dia.
Fonte: Portal da Saúde, DGS, Enciplopédia da Saúde, Alimentação  

Frutos de outono

À mesa com os frutos de outono.
Cada um de nós trouxe um fruto típico desta estação do ano e respetivas folhas. E assim ficou a nossa mesa de outono: colorida e cheirosa.
Esta foi uma das atividades realizadas no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação.

10 de out. de 2012

Sólidos geométricos

Para melhor estudarmos os sólidos geométricos, começámos por distinguir sólidos geométricos de figuras geométricas. Nada de confusões!! Ora vejamos:
 
Figuras geométricas - são figuras limitadas por linhas fechadas.
Se uma figura geométrica for limitada por linhas retas chama-se polígono.
   Ex: triângulos, quadriláteros (quadrado, retângulo, trapézio, losango), pentágonos, hexágonos...
 
Os sólidos geométricos são volumes limitados por superfícies fechadas, que podem ser planas ou curvas.
 Há dois tipos de sólidos geométricos: poliedros e não poliedros.
  • Poliedros - são sólidos que apresentam superfícies planas (prismas e pirâmides). Podemos encontrar vértices, arestas e faces.
  • Não poliedros - são sólidos que apresentam superfícies curvas e planas (cone e cilindro) ou apenas superfície curva (esfera).
Construímos um cubo com plasticina e palhinhas
- Olá, eu sou o cubo, tenho 6 faces todas iguais (quadradas), 8 vértices e 12 arestas.



 

4 de out. de 2012


Recados Para Face

29 de set. de 2012

Comportamento de setembro

No início do ano, toda a turma definiu regras de comportamento a respeitar dentro e fora da sala de aula. Mas nem sempre são respeitadas.
Parabéns aos alunos que apresentaram um bom comportamento. Esperemos que no próximo mês muitos mais colegas se juntem a este grupo.

Numeração romana

A numeração romana é um sistema de numeração inventado pelos Romanos. Os romanos usaram as próprias letras do alfabeto. O sistema de numeração romano baseava-se em sete letras maiúsculas:

                        Letras   I   V   X    L    C      D       M
                     Valores   1   5   10   50 100   500  1000


JOGO DA NUMERAÇÃO ROMANA
Testa os teus conhecimentos.  Clica na imagem
Imagens recolhidas em pesquisa na internet.

24 de set. de 2012

Parabéns a você!

RecadosOnline.com 
Parabéns às aniversariantes Mariana e Francieli que fazem 8 anos no mês de setembro. A Mariana fez anos no dia 5 e a Francieli faz hoje, dia 24. Muitas felicidades e sucessos académicos às duas amiguinhas.

22 de set. de 2012

As quatro estações


Chegou o outono!

Outono
"Em 2012, o equinócio de outono ocorre no dia 22de Setembro, às 15h45, em Portugal continental. Este instante marca o início do outono no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se até ao próximo solstício, dia 21 de dezembro, às 11h12m.
 
Equinócio: instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, corta o equador celeste. A palavra de origem latina significa "noite igual ao dia", pois nestas datas dia e noite têm igual duração. "
 
Eis o nosso cartaz comemorativo da chegada do outono.

12 de set. de 2012

Regresso às aulas

Olá a todos! As aulas estão quase a começar... 14 de setembro (6ª feira)!
 
Depois de umas merecidas férias, os alunos estão de regresso às aulas, cheios de vontade de aprenderem coisas novas.
O 3º ano vai ser um ano de muito trabalho, mas muito divertido e cheio de surpresas.
 Aprendizes Curiosos desejam um BOM ANO LETIVO!