1 de mai. de 2013

Dia do trabalhador


A história do Dia do Trabalhador remonta aos finais do séulo XIX.
Nesta época, abusava-se muito dos trabalhadores que chegavam a trabalhar entre 12 e 18 horas por dia, o que era muito cansativo e prejudicial à saúde!
Muitos defendiam que o ideal era dividir o dia em três períodos: 8 horas para trabalhar, 8 horas para dormir e 8 horas para o resto.
No dia 1 de Maio de 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, uma cidade dos Estados Unidos da América. Essa manifestação tinha como objetivo reivindicar a jornada de trabalho de 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. A manifestação devia ter sido pacífica, mas as forças policiais tentaram pará-la, o que resultou em feridos e mortos. Este acontecimento ficou conhecido como "os Mártires de Chicago", por causa das pessoas que foram feridas e mortas só por estarem a lutar pelos seus direitos."No dia 3 de Maio, houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando e ferindo dezenas de pessoas.
Em 1889, o Congresso Internacional em Paris propôs que o dia 1 de Maio passasse a ser o Dia do Trabalhador, em homenagem aos "mártires de Chicago".
Só em 1890, os trabalhadores americanos conseguiram alcançar a sua meta das 8 horas de trabalho diárias!"

"Em Portugal, devido ao facto de ter havido uma ditadura durante muito tempo, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se passou a comemorar publicamente o 1º de Maio."

0 comentários: